topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Religiosos » FESTIVIDADES DA PARÓQUIA DE SANTA MARIA

DOS ANJOS

 

FESTIVIDADES DA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS

Texto e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

De sexta-feira a domingo findo (dias 19, 20 e 21) realizaram-se as festas anuais nesta paróquia de grande concentração de gentes das comunidades lusas e não só pois desde há alguns anos que muitos dos paroquianos são oriundos do Brasil e de outros países do continente Sul Americano.

Estas festividades que tiveram um interregno recente duma meia dúzia de anos são realizadas em honra da sua padroeira, a Nossa Senhora dos Anjose que atrai nestes dias muitos milhares de residentes desta zona da cidade de Toronto e de outros lugares dos quais destacamos Mississauga, Brampton e Woodbridge.

Nisto não é surpresa pela presença de ex-paroquianos que ao longo dos anos têm-se deslocando para outros lugares mas distantes. É sabido também que a nossa comunidade tem vindo não só a crescer em número mas que foi aqui pela Dufferin/Davenport e Saint Clair que esta começou a adquirir maciçamente as suas casas após os anos oitentas ou vindos já de áreas mais a sul como a Dundas/Bathurst e Queen St., local onde nos primórdios da nossa imigração se fixou quase a totalidade dos da nossa primeira onda de imigração quando aportaram neste grande país: o Canadá: ou de recém-chegados posteriormente ao país.

Hoje toda aquela área da Igreja de Santa Maria dos Anjos continua a ser um forte pilar no que respeita a concentração de portugueses e assim as nossas festas tanto religiosas como profanas continuam a realizar-se e a ter grande participação embora não como no passado.

Esta mutação é derivada a que muitos de nós já se encontram pela idade na situação de reforma ou quase lá e desta forma passam parte do ano em Portugal ou noutras regiões.

A sua ausência faz-se sentir pois embora muita gente ocorra a estas festas elas já não são como eram há 10 ou 15 anos atrás onde o espaço onde habitualmente se realiza o apreciado entretenimento e os arraiais no recreio da escola primária adjacente à igreja já não está totalmente lotado como acontecia nesses tempos nem já se vêm as dezenas e dezenas de crianças que acompanhavam os pais e ali brincavam pois cresceram e hoje são já homens/mulheres formados e claro que embora tenham sido criados no seio da cultura portuguesa não a sentem em muitos casos nem a vibram como nós os seus progenitores. Mas eles um dia hão-de voltar já com filhos pois de certeza absoluta com a intenção de passar esses valores centenários às suas crianças.

Isto já observamos inúmeras vezes na Nova Inglaterra por altura das festas da Senhora do Monteou dos “Madeiras” como ali são conhecidas e a do Divino Espírito Santoem New Bedford e Fall Riverrespectivamente. É que a imigração lusa para aqueles lados do país do “Tio” Baraka Obama iniciou-se mais ou menos há cem anos e a língua portuguesa as suas festas e as suas associações sobreviveram bem enraizadas e vivas até ao presente. Aqui pelo Canadá bem mais novo no campo da imigração lusa a qual oficialmente se iniciou no dia 13 de Maio de 1953 pensamos que o fenómeno atrás apontado dos Estados Unidos da América do Norte se repetirá por estes nossos lados.

Após a missa solene ao meio dia foi a vez de se iniciar a procissão pelas 13:45 horas saindo o guião e os dois andores com as imagens de São José e da padroeira Nossa Senhora dos Anjos bem participada com algumas centenas de fiéis e acompanhada por duas bandas filarmónicas a de Lira Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus das Igrejas de Santa Inês e de Santa Helena tendo como itinerário as ruas Dufferin/Bristol/Gerry/Brandon/Primerose e Davenport.

Este itinerário foi alterado já quando percorria parte daquelas ruas devido às más condições do tempo que se fez sentir durante aquele fim-de-semana prejudicando com fortes chuvadas a concretização de parte do programa e a participação de povo tendo aquela procissão regressado apressadamente à igreja evitando a todos os integrantes uma molha daquelas difíceis de se esquecer.

A procissão levava diversos grupos de oração como a Legião de Maria e diversos elementos crianças e adultos trajando figuras bíblicas e de santos. Dizemos adultos pois a juventude como já acima referimos esteve quase ausente infelizmente.

Estes três dias de festa e animado arraial foram ocupados com as actuações de artistas locais dos quais citamos a Amy Ventura, Emily Melo, Júlio Sampaio, Michele Madeira, Inês Henriques, Kayla de Brito, Herman Vargas, Jorge Marques, Steve Medeiros, Duarte Fróias, Mário Marinho e o conjunto musical Jovem Império. A apresentação do entretenimento esteve e bem ao cuidado do nosso colega António César com a manutenção do som e luzes garantido pelo conhecido técnico Tony Silva da TNT Productions.

Foi pena que a meteorologia não colaborasse neste vasto programa minuciosamente elaborado tanto pela Comissão de Festas como pela Irmandade daquela paróquia liderada por João Arruda e o padre Neidson Gomes pois tinha todos os “ingredientes” para ser uma festa inesquecível por estes tempos mais próximos.

Mas é preciso ter fé e que para o ano com a mesma dose de entusiasmo e determinação estas festas em honra de Nossa Senhora da Luz terão continuidade e o seu merecido brilho e destaque.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007